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Os erros mais comuns de iniciantes no Facebook Ads em 2024

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O Facebook Ads é uma das maiores plataformas de anúncios do mundo. Pela facilidade de criar e otimizar campanhas, já são mais de 6 milhões de anunciantes que tentam, diariamente, vender mais através da ferramenta.

E aqui vale enfatizar a palavra “tentam”.

Apesar de ser muito simples criar o seu anúncio no Facebook ou, no mínimo, impulsionar uma publicação de sua página, são poucos os negócios que conseguem de fato ter algum lucro a partir dos anúncios.

Ironicamente, isso pode ser atribuído à facilidade de uso. Afinal, se toda a receita do Facebook vem de anunciantes, o mais natural é que eles diminuam ao máximo o caminho entre “quero anunciar” e “estou anunciando”.

E vale deixar claro que essa facilidade de anunciar no Facebook não é inteiramente ruim, especialmente se levarmos em consideração que apenas há alguns anos atrás veicular anúncios de qualquer tipo era exclusividade de empresas com altos orçamentos de marketing e publicidade.

O problema surge quando a facilidade de uso é entendida como facilidade de lucro e, consequentemente, vemos um mar de pequenas e médias empresas literalmente “queimando dinheiro” com campanhas mal segmentadas, textos poucos persuasivos e estratégias de lance incompatíveis com a margem de lucro dos produtos e/ou serviços sendo anunciados.

Por isso, fique atento aos principais erros de iniciantes no Facebook Ads na hora de anunciar.

1. Não instalar o Pixel do Facebook

Um dos principais erros de iniciantes no Facebook Ads é não instalar o pixel de rastreamento.

Pixel do Facebook é, basicamente, um o código que deve ser instalado em todas as páginas de um site a fim de monitorar as ações dos usuários (compras, páginas visitadas, cliques em botões etc) e criar públicos com base nessas ações.

O pixel é indispensável porque, além de facilitar a análise de dados, permitir a configuração de Conversões Personalizadas (mais sobre elas a seguir) e criação de campanhas de remarketing através dos Públicos Semelhantes, ele ajuda o algoritmo do Facebook a otimizar os seus anúncios com base em uma ação que você julga ser a mais válida.

Por exemplo, com o Pixel do Facebook instalado você pode criar uma campanha para sua loja virtual e “falar” para o Facebook encontrar pessoas com maior tendência comprar um determinado item. Caso você não faça isso, o Facebook vai otimizar os anúncios com base em cliques.

E nem todo mundo que clica, compra.

Em outras palavras, quanto mais cedo você instalar o Pixel do Facebook, melhor. Se você usa o Facebook Ads atualmente e se pergunta porque os seus anúncios geram muitos cliques mas nenhuma venda, essa muito provavelmente é a razão.

Instalar o Pixel do Facebook é simples e rápido:

Caso ainda tenha dúvidas, este vídeo da Camila Porto pode ajudar:

2. Não usar Conversões Personalizadas

Como mencionamos no item anterior, o Pixel do Facebook permite que você configure Conversões Personalizadas, que podem ser entendidas como ações específicas que você quer que sejam utilizadas como objetivos nas campanhas.

E isso é importante porque você não quer que o Facebook mostre anúncios sem qualquer chance de executar a ação de maior valor no seu site.

Ainda usando o exemplo da loja virtual, você poderia criar uma Conversão Personalizada para cada produto e, paralelamente, criar uma campanha de anúncios para cada produto.

Desta forma, o Facebook vai entender que a campanha de promoção de calçados, por exemplo, deve aparecer para as pessoas com maior tendência a clicar no botão “Comprar” da seção de calçados do site, e que o mesmo se aplica às jaquetas, chapéus, calças etc.

Para usar este recurso você precisa criar as Conversões Personalizadas no meu de ferramentas e criar os anúncios com o objetivo de “Conversões”. Caso tenha dúvidas, este vídeo pode ajudar.

3. Não testar o suficiente

A internet está cheia de hacks e técnicas milagrosas que prometem turbinar os anúncios de qualquer pessoa mas, com base em nossa experiência e relato de centenas de profissionais sérios, quando se trata de anúncios no Facebook o “melhor” para alguns pode (e provavelmente não será) o melhor para o seu negócio.

Pare para pensar na complexidade do seu produto ou serviço aliada à variedade de públicos possíveis para eles. Agora, leve em consideração que cada um desses públicos possíveis para seu produto ou serviço estão em diferentes níveis de consciência e momentos de compra.

A não ser que você consiga encontrar outro negócio que vende exatamente a mesma coisa que você, para exatamente o mesmo público, a melhor formas de aprender o que funciona melhor no Facebook Ads é testando.

Existem várias formas de implementar uma cultura de testes na sua empresa mas a simples e prática é definir um teste AB por semana. Outra dica é utilizar uma técnica de grade apresentada pela V4 Company neste vídeo.

Lembre-se: testar é a maneira mais confiável e econômica de encontrar o que funciona melhor no seu caso – quais públicos tendem a comprar mais, quais artes e copys causam mais engajamento nas suas postagens, quando e onde seus anúncios devem ser vinculados etc.

4. Não levar em consideração a curva de aprendizado (querer resultados imediatos)

Um fator muito importante que pouquíssimas pessoas levam em consideração ao começar a anunciar no Facebook Ads é a curva de aprendizado que todo algoritmo possui.

Quando você criar anúncios e eles são aprovados, o Facebook vai começar a rodar uma série de testes internos dentro das configurações que você fez durante a criação. Ele vai testar o posicionamento, o público, os dispositivos e até o comportamento daquele usuário na rede social.

Com o tempo, ele vai “aprender” para quem seus anúncios devem ser exibidos a fim de alcançar o objetivo que você escolher alcançar. Isso tudo para assegurar uma boa performance dos seus anúncios e, é claro, manter você anunciando na plataforma.

Oficialmente, o Facebook precisa de 50 eventos de otimização durante esta fase de aprendizado. O tempo para alcançar este número vai depender do seu orçamento mas, por via de regra, minha recomendação é sempre deixar os anúncios ativos com um orçamento diário de 10% do orçamento total que você tem disponível, durante três dias.

Após este período você e o Facebook poderão chegar numa conclusão sobre o que funciona melhor e, então, investir todo o seu recurso.

Se tudo isso parece muito complicado para você, apenas lembre-se de:

Gostou dessas dicas sobre como evitar os principais erros de iniciantes no Facebook Ads? confira alguns dos nossos posts com dicas sobre marketing digital!

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